O começo da vida na Inglaterra

Tudo começou no final de 2013, quando estava assistindo na tv um documentário sobre morar fora do Brasil. Assistindo a esse documentário comecei a criar uma vontade de sair do Brasil. Percebi que teria a oportunidade de viver num lugar melhor com menos violência. Foi quando também numa conversa casual com a minha linda esposa, Antônia, a mesma idé ia, de tentar a vida fora do país, apareceu e assim vi que também teria apoio dela e que estava na hora de mudar, sair da zona de conforto, e lembro que naquele mesmo dia, os medos e preocupações começaram… pois eu já tinha 30 anos de idade e nós tínhamos nos recém casados e acabado de comprar um apartamento em São Paulo.. além disso eu estava trabalhando numa grande empresa faziam 7 anos e estava até que bem posicionado naquela empresa. Então o medo de mudar e de pensar como seria todo esse processo de mudança bateu forte… até porque teria que abdicar de uma vida até que estável e confortável para ir para o desconhecido. Além disso eu iria sem a minha esposa, pois 2014 seria o ultimo ano dela na universidade, daí achamos melhor eu vir antes, arrumar as coisas e trazer ela depois que ela terminasse a faculdade… afinal não seria uma boa ideia, ela ter passado 5 anos na faculdade e aí desistir e não terminar o curso. Bom daí no começo de 2014 então, dei a notícia na empresa que trabalhava e falei que iria sair do Brasil. Todos no trabalho não esperavam isso e acabou que não fui bem apoiado na ideia. Somente poucas pessoas me apoiaram. Então pedi demissão, vendi meu carro, comprei passagem de avião, e depois de um mês entrei no avião com destino a Europa. O medo bateu ate porque estava com o dinheiro curto, pelo pouco tempo e planejamento que tive e também pelo meu nível de inglês estar bem básico naquela época.

Já no aeroporto de Guarulhos, foi bastante difícil me despedir da esposa, mas estávamos com a certeza que nos encontraríamos logo.. e com a esperança de viver num país melhor. Primeiramente o avião fez uma longa escala em Madrid, uma cidade que pude conhecer rapidamente e no mesmo dia parti para Londres. Lembro que cheguei em Londres numa quinta-feira eram umas 4 da tarde. Bom foi aí que cheguei no aeroporto de Gatwick em Londres e como já sabia que meu inglês era básico, percebi que meu inglês era bem pior do que básico. Já senti dificuldade logo que cheguei.. não entendia ninguém e tive que me achar no aeroporto sozinho e depois pegar o trem para Clapham Junction, onde ficava a casa em que tinha alugado um quarto em que ficaria por 10 dias. Aluguei o quarto pelo AirBnb. A inglesa dona da casa abriu a porta e não consegui falar quase nada em inglês, travei, mas só sei que no fim tudo deu certo. Enfim achei o quarto em que ficaria nos próximos 10 dias. Eram umas 18h quando cheguei na casa da mulher e ainda tinha luz do dia.. lembro que deixei as malas no quarto e fui no mercado comprar comida. No caminho do mercado já passei em 2 restaurantes que ficavam na rua principal para deixar o meu currículo, que tinha levado comido do Brasil. Estava disposto a trabalhar com qualquer coisa, afinal estava precisando de trabalho porque a reserva de dinheiro era curta.. também porque tinha deixado a maioria das nossas economias com a minha esposa, que iria passar um ano sozinha no Brasil e ela teria que se manter. E também após esses primeiros 10 dias iniciais eu não tinha lugar para ficar, então seria outro motivo para conseguir um trabalho para poder alugar um quarto em outra casa. Apos ir no mercado e deixar os currículos, voltei para o quarto um pouco mais aliviado pois um dos restaurantes que deixei o currículo pediu para eu voltar no próximo dia a tarde para fazer um teste, e aí de volta ao quarto, jantei e acabei dormindo pois estava cansado da viagem. No próximo dia acordei de manhã e decidi não esperar o teste no restaurante que seria naquela tarde.. e pelo contrario, não sei da onde, mas do nada lembrei que tinha assistindo um vídeo do canal Viver em Londres no Youtube e então entrei em contato com o Rodrigo (Guigo) do canal Viver em Londres e combinamos de eu dar uma passada no pub The Bishop onde ele trabalha. Na mesma manhã, chegando lá no pub, fui extremamente bem recebido, tomamos um café juntos e expliquei toda a minha situação. Foi quando o head chef do pub estava lá também lhe perguntamos se não teria uma vaga de trabalho na cozinha. Foi quando ficamos muito felizes que ele falou que tinha uma vaga e combinamos de começar lá no dia seguinte. O Rodrigo e sua esposa Aline, como de bom coração que os dois tem, naquele mesmo dia, ainda me ajudaram a procurar um quarto para morar, abrir conta em banco e a conseguir o insurance number. Pronto! Em menos de 1 dia de Inglaterra tudo estava encaminhado, o lugar para morar, emprego, conta em banco e insurance number. Tudo graças a Deus e ao Guigo e a Aline. Bom esse foi o meu começo na Inglaterra.

A mudança para Liverpool

Foram 4 meses trabalhando no The Bishop pub, em que tive a oportunidade de melhorar bastante o meu nível de inglês, até porque também estudava inglês de manhã e trabalhava na cozinha das 10 da manhã ate meia noite/1am.. 7 dias por semana. A vida não era fácil, trabalhava de pé todas essas horas lavando louça, com dor nas costas e quando tinha uma folga, eu ia trabalhar em outro lugar, no estádio de cricket Lords Cricket, no qual fazia parte da equipe de limpeza durante os jogos de cricket.. em que limpava banheiros, esvaziava as lixeiras, limpava o chão, etc. Durante esses 4 meses, comecei a mandar o meu currículo para trabalhar na minha área, que é a área de TI, mais especificamente, programação. Já tinha uma boa experiencia como programador desde o Brasil e durante esses 4 meses acabei que participei de várias entrevistas por telefone e presenciais também, algumas indo até a fase final do processo seletivo, mas nenhuma com sucesso. Até quando depois de vários Nãos recebi um Sim de uma empresa de Liverpool.. a qual me ofereceu uma vaga de engenheiro de software. Logicamente acabei aceitando a proposta e me mudei para Liverpool em Setembro de 2014.

A vida em Liverpool

Desde setembro de 2014, quando me mudei para Liverpool, me encantei com a cidade e desde então já consegui progredir bastante aqui. Em fevereiro de 2015.. minha esposa já tinha se formado enfermeira e finalmente trouxe-a para morar junto comigo. Também mudei de empresa algumas vezes, subi de cargo e o nível de ingles melhorou muito. Também compramos uma casa aqui na Inglaterra e tivemos uma filha linda, a Laura, e tudo está excelente. Digo sempre que que tem perseverança, é honesto e trabalha duro, não tem jeito de ser dar mal em nenhum lugar do mundo.

A corrente do Bem

Nesses 5 anos de Inglaterra, também tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas e ajudar muita gente de diversas formas, passando o conhecimento e experiencia adquirida para frente e fazendo com que mais pessoas possam se dar bem aqui. Eu e o Guigo, chamamos isso de corrente do bem… em que você é ajudado para depois poder ajudar outras pessoas. Se cada um fizesse isso, a comunidade brasileira na Inglaterra seria bem mais unida.

Agradecimentos

Esse nosso progresso aqui na Inglaterra, não teria sido possível sem esse ponta pé inicial do Guigo e de sua esposa Aline. Pessoas que guardo no coração e até hoje mantemos uma amizade de como se fossemos da mesma família. Serei eternamente agradecido a Deus e a eles por tudo que fizeram e fazem pela gente. Valeuuu Guigooo!!!!

Podcast

Uma dica para quem quiser vir morar na Inglaterra é o podcast Papo Sem Fronteiras, onde dou dicas sobre a vida aqui na Inglaterra. Os episódios do podcast estão no iTunes, Deezer, Spotify e Google. Podem me acompanhar também pelo instagram no @paposemfronteiras… onde dou dicas, respondo perguntas sobre a terra da rainha, faço comparações com o Brasil, dicas para imigração, vistos, entrevistas etc!! Vale a pena conferir.